Noroeste Garantias participará de maior evento de garantia de crédito iberoamericano

O presidente e o diretor-executivo da Noroeste Garantias, Everaldo Belo Moreno e Jean Flávio Zanchetti, respectivamente, estarão na Colômbia na próxima semana para participar do maior evento iberoamericano do sistema de garantia de crédito, que reúne cerca de 400 pessoas de 24 países. O XXII Foro Iberoamericano de Sistemas de Garantia y Financiamiento para lãs Mipymes será realizado em Bogotá para troca de experiências e intercâmbio de informações e estratégias para pequenas e médias empresas, por meio do sistema de garantias de crédito.

Além dos representantes da Noroeste Garantias, o gerente da agência de Santa Fé da Sicredi, Murilo Scandelae de Morais, e o gerente de crédito do Sicoob Metropolitano, Alessandro Rossin, participarão do fórum, bem como representantes das 11 sociedades garantidoras de crédito brasileiras.

O fórum será realizado entre quinta-feira e sábado da próxima semana (dias 28 a 30). Antes, Belo Moreno, Zanchetti, Morais e Rossin farão uma visita técnica ao Fundo Nacional de Garantias da Colômbia, na segunda-feira, e ao Fondo Agropecuario de Garantias, na terça-feira, ambos em Bogotá. No dia que antecede o início do fórum, haverá uma reunião técnica do Sebrae, que é um dos grandes incentivadores das sociedades garantidoras de crédito.

Sem fins lucrativos, as sociedades fornecem garantias de pagamento, em caso de inadimplência, para que pequenos empresários consigam crédito mais barato em instituições financeiras.

Para ter acesso à Noroeste, o empresário recebe uma visita de um agente de crédito para apresentar ou montar seu plano de negócios, detalhando custos e capacidade de pagamento. Esse plano será analisado por um comitê, que aprova sete de cada dez projetos. Se aprovado o projeto, o empresário recebe uma carta de crédito para buscar a instituição financeira que fará o empréstimo. Mais de 400 empréstimos foram avalizados para empreendedores de mais de 40 municípios do norte e noroeste do Paraná. O empresário pode pleitear até R$ 100 mil de garantia. Mais informações em (44) 3023-2283.