Teatro da Sicredi ensina crianças a poupar dinheiro

Para ensinar educação financeira e incentivar as crianças a poupar, a Sicredi União PR/SP programou mais uma Caravana Kids. A turnê terá início nesta terça-feira (26), às 10 horas, na Casa da Cultura Monteiro Lobato em Munhoz de Mello/PR, e passará por mais 20 municípios das regionais da cooperativa de crédito (Maringá, Noroeste, Norte e Centro-Leste paulista), sendo finalizada em Colorado/PR em 1º de novembro.

A peça ‘Brincando de Circo’, da Cia. De Teatro Expressão de Amor, de Maringá/PR, foi adaptada exclusivamente para a cooperativa. Na história, os atores Hudson Zanoni e Alexandre Penha interpretam os palhaços Adalberto Pé de Chinelo e Cajuíno Castanho, respectivamente. Juntos, eles sonham ter o próprio circo, mas percebem que não têm dinheiro para contratar outros palhaços e pôr o projeto em prática.

Diante da plateia, Adalberto e Cajuíno precisam realizar a apresentação poupando. Então, eles mesmos se desdobram na aventura de fazer todos os personagens da trupe circense. “A gente põe e tira várias roupas para fazer o apresentador, o mágico, o malabarista, o acrobata e o músico. A apresentação élúdica, divertida e interativa, com duração média de 40 minutos, e as crianças participam bastante”, afirma Zanoni.

Ao final há distribuição de cofrinhos. Quando há mais de uma apresentação na mesma cidade, Zanoni conta que tem criança que aparece no segundo período só para mostrar que já conseguiu guardar moedas. “Elas fazem um verdadeiro caça ao tesouro em casa e recolhem as moedas perdidas no sofá, em gavetas ou no carro, por exemplo. Teve uma vez que a criança retornou com o avô, que nos contou que o neto gostou tanto que ele até se inspirou e resolveu abrir uma poupança para os dois juntarem dinheiro”, relata o ator.