Morcegos são tema de exposição, minipalestras e atrações culturais no Maringá Park

O Maringá Park Shopping Center recebe a semana do morcego com o tema “Morcego, vilão ou herói? Venha descobrir” a partir desta sexta-feira (29) até o dia 6 de outubro. No terceiro piso, há galeria com imagens, esculturas e outros materiais que narram os papéis desempenhados pelo mamífero na natureza. Serão realizadas ainda minipalestras, apresentações culturais e exposição de animais vivos, além de espaço kids com ‘pinta cara’.

A proposta é desmistificar saberes sobre o mamífero e reforçar a importância dele para o meio ambiente e os seres humanos. “Os morcegos são cercados por mitos, lendas, questões negativas, além de serem vistos apenas como transmissores de doenças. Mas eles são importantes polinizadores, semeadores e predam pragas como insetos e roedores”, diz o líder do evento, o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) doutor em Ciências Ambientais, Henrique Ortêncio Filho.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (Gemea) e faz parte do Projeto de Extensão em Educação Ambiental para a Conservação dos Morcegos. A realização é do Departamento de Ciências e Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Maringá Park.

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento do shopping. As demais atrações seguem na programação:

Minipalestras – se repetem no sábado (30/09), domingo (1/10) e sexta (6/10)
– Curiosidades (15h)
– Os morcegos e o meio ambiente – heróis da natureza (17h)
– Morcegos e a saúde (19h)
– Morcegos e a agricultura (21h)
*No dia 6, serão realizadas as palestras do período noturno

Atração cultural
– Dança no domingo (1/10, às 17h)

Espaço kids
– Espaço para desenhos no horário de funcionamento do shopping (29/09 a 6/10)
– ‘Pinta cara’ (30/09 e 1/10, das 14h às 19h)

Morcego vivo
– No sábado (30/09) e domingo (1/10), no período da tarde