Detran/PR visita Central de Simuladores do Núcleo de Autoescolas

Nesta quinta-feira, às 14h30, o diretor geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), Marcos Traad, vai visitar a Central de Simuladores de Maringá, onde estarão presentes representantes do Núcleo Setorial de Autoescolas. O objetivo é conhecer os parceiros, apresentar a evolução tecnológica do Detran e dos procedimentos para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e verificar o desenvolvimento da Central.

Inaugurado em junho do ano passado, por meio do programa Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), a Central de Simuladores conta, atualmente, com oito equipamentos para agendamento de aulas. A iniciativa visa a atender o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que, na Resolução 571, determina a instalação ou compartilhamento de simuladores em todas as autoescolas para a modernização do processo de formação de condutores de automóveis.

Para isso, 14 autoescolas que compõem o Núcleo Setorial de Maringá custearam os equipamentos. “Os simuladores são como um protótipo de automóvel e, de fato, trazem muitos benefícios para o aprendizado, principalmente para alunos que nunca tiveram contato com a direção de um veículo”, afirma a presidente do núcleo, Sandra Regina Vizotto,

Ela explica que, durante as primeiras 5 horas/aula obrigatórias nos simuladores, os alunos aprendem como funcionam os pedais, os mecanismos da direção, o lado em que devem circular na pista, e experimentam intempéries como chuva, neblina, claridade do sol, além da direção noturna. “Ao todo são nove programas que demonstram situações enfrentadas pelos motoristas e, dessa forma, os alunos saem mais preparados para conduzir um carro nas vias da cidade”, completa.

A Central de Simuladores fica no edifício New Tower Plaza, na avenida Duque de Caxias, nº 856, torre 2, 6º andar, sala 608.