Escolas apresentam resultados de programa social da Sicredi

Conhecer os resultados do programa ‘A União Faz a Vida’, da Sicredi União PR/SP, em escolas da região noroeste do Paraná. Este é o objetivo do evento de culminância que será realizado nesta sexta-feira (10), às 14h, no Centro Municipal de Educação Infantil Ivone Malavazi (CMEI) de Santa Fé/PR. O endereço é Rua Londrina, 781, Centro.

Na ocasião, professores e alunos apresentarão o progresso obtido por meio das atividades desenvolvidas ao longo do ano. No mesmo dia, às 8h30, o evento também será realizado na Regional Centro Leste Paulista, em Aguaí/SP.

Até dezembro, representantes da cooperativa de crédito percorrerão outros 25 municípios a fim de prestigiar todas as escolas que participaram da iniciativa neste ano. Para isso, o cronograma de eventos teve início no dia 21 de setembro.

O diretor executivo da Sicredi União PR/SP, Rogério Machado, destaca a importância de acompanhar o encerramento dos projetos. “Sempre me emociono com os resultados porque é gratificante ajudar a formar pessoas melhores para a sociedade. Enquanto cooperativa, estamos exercendo um dos nossos principais pilares, que é o interesse pela comunidade em que estamos inseridos. Precisamos crescer juntos e criar redes que resignifiquem a vida”, afirma.

Programa  

A proposta do ‘A União faz a Vida’ é disponibilizar metodologia prática em que os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas, que recebem capacitação para aplicar o método.

Depois, o programa é aplicado na prática. Nesta etapa, professores e alunos definem uma temática que será abordada durante o ano letivo, envolvendo o conteúdo das disciplinas. O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os resultados.

Com as novas adesões no segundo semestre deste ano, o programa “A União Faz a Vida” alcança 29 municípios, com atendimentos prestados a mais de 160 escolas, 23 mil crianças e adolescentes e dois mil professores. Em âmbito nacional, o Sistema Sicredi contempla mais de 219 mil alunos, 18 mil educadores, de 1,4 mil escolas e 274 municípios.