Projeto sustentável, feito para a nova sede da Sicredi, vence Prêmio Sinduscon

O trabalho “Proposição de diretrizes para a sede sustentável de cooperativa de crédito em Maringá”, desenvolvido para a Sicredi União PR/SP, venceu o Prêmio Sinduscon na categoria ‘Academias’. O autor do projeto é o acadêmico Arthur Felipe Echs Lucena, graduando do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A entrega do prêmio foi no dia 1º de dezembro durante o Encontro Empresarial da Construção Civil, organizado pelo Sinduscon Noroeste do Paraná e Seconci Noroeste do Paraná, em parceria com o Sebrae e Senai e apoio do Crea-PR e da CBIC. No mesmo evento também foram entregues os prêmios Sinduscon Construtoras, em 3 categorias, e Sinduscon Fornecedores, em 15 categorias.

Lucena conta que desenvolveu o trabalho para o projeto Interação Academia-Mercado, do Centro de Inovação de Maringá (CIM). Para isso, contou com a orientação dos professores José Luiz Miotto e Luci Mercedes de Mori, além do acompanhamento do próprio CIM e da Sicredi União. “Trata-se da compilação de práticas sustentáveis, edificações referência e certificações que servirão como uma consultoria para o projeto técnico e orçamentário que a Sicredi deve desenvolver para a construção da nova sede em 2020”, explica.

Entre as soluções sugeridas estão: telhado verde – que consiste em um sistema de cobertura com vegetação; materiais inovadores em isolamento térmico, que contribui com a redução de consumo de energia; tintas ecológicas; sistema de controle de iluminação artificial; entre outros.

Com a autorização das instituições envolvidas, Lucena inscreveu o trabalho no Prêmio Sinduscon e foi surpreendido com a vitória. “Este foi o primeiro projeto e já recebi reconhecimento. Estou muito motivado e confiante de continuar na área acadêmica, já que sempre gostei de pesquisa. O prêmio é um sinal de que estou no caminho certo e de que posso contribuir com o setor de construção civil”, comemora, citando que já está em processo seletivo para ingressar no mestrado.

A Sicredi União vai utilizar o trabalho de Lucena para implementar soluções sustentáveis na nova sede, em Maringá. A obra está prevista para começar em 2020.