Conseg oferece aulas de dança para crianças do Lar Escola

O Lar Escola da Criança de Maringá está matriculando crianças com vulnerabilidade social nos projetos desenvolvidos ao longo do ano na entidade. Entre eles está o ‘Dançando no Compasso da Vida’, promovido pelo Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), que atende cerca de 30 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos.

Embora o trabalho do Lar Escola seja ininterrupto, a socióloga e desenvolvedora de projetos da entidade, Ana Paula Cavalcante, conta que no início do ano as crianças escolhem as atividades que querem participar no contraturno escolar. “Geralmente as crianças preferem atividades que tenham movimento, como dança e esportes. Na avaliação de fim de ano, elas sempre dizem que querem continuar a prática no ano seguinte”.

Com foco no balé, o projeto Dançando no Compasso da Vida, é realizado desde 2011 no Lar Escola, em parceria com o Conseg. Este ano, as aulas serão toda segunda-feira, das 8h às 12 horas, e sexta-feira, das 13h às 17 horas. A facilitadora da oficina é a educadora física, Tainná de Oliveira Silva. “Na dança eles desenvolvem a coordenação motora e a criatividade. As apresentações também colaboram para melhorar a autoestima e dar mais segurança”, enfatiza Ana Paula.

A socióloga informa ainda que o Lar Escola atende cerca de 150 crianças e adolescentes, somente na faixa etária de 6 a 15 anos, que são distribuídos nos diversos projetos realizados na entidade, conforme a quantidade de vagas. “Todos os projetos são importantes porque atendem de forma preventiva essas crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. Com esse trabalho, eles se tornam mais seguros para enfrentarem as situações adversas que surgem na família, no bairro e nos relacionamentos interpessoais”, completa.