Sicredi oferece linha de crédito para novas calçadas em Astorga

Os comerciantes de Astorga que quiserem trocar as calçadas têm ‘ajuda’ extra da Sicredi União. É que a instituição financeira cooperativa disponibiliza uma linha de crédito, com juros subsidiado, para o projeto ‘Calçada Para Todos’, da Associação Comercial, Empresarial e Agrícola de Astorga (ACEAA) em parceria com a Prefeitura Municipal.

O gerente da agência de Astorga, Juliano Calixto dos Santos, explica que o projeto funciona assim: a Sicredi União libera o crédito para a ACEAA a juros de 0,70% ao mês e pagamento em seis vezes. Com o recurso, a ACEAA compra o material e paga a mão de obra, já a Prefeitura custeia a retirada da calçada antiga, a destinação correta do entulho e a colocação do pó de pedra necessário para o assentamento do novo pavimento.

“Dessa forma, a associação comercial consegue reduzir os custos para o associado em até 40%”, enfatiza Santos. Além da economia, o gerente destaca que o grande objetivo do projeto é deixar a cidade mais bonita e com mais acessibilidade e sustentabilidade, já que as novas calçadas são ecologicamente corretas.

“A revitalização desses espaços diminui os riscos de acidentes entre pedestres, cadeirantes, idosos, deficientes visuais e pessoas que circulam com carrinhos de bebês. Sem contar que valoriza o imóvel, o espaço de circulação pública fica padronizado, e ainda tem o grande benefício de respeitar o meio ambiente”, cita Santos.

Esses, inclusive, foram os motivos que incentivaram o associado Julliano Márcio Podanosqui, bacharel em Direito e funcionário do Sindicato Rural Patronal de Astorga, a optar pelo projeto. “Sou muito atento à causa social e de sustentabilidade ambiental porque me preocupo com as gerações futuras. Quando conheci esta iniciativa me interessei e, em novembro do ano passado, contratei para a minha residência”.

Podanosqui destaca que teve facilidade para acessar o projeto. Além disso, ficou surpreso com o atendimento eficiente e com o valor acessível, que possibilita pagamento parcelado. “Estou muito satisfeito, a equipe que me atendeu foi muito atenciosa e fizeram toda a obra em apenas um dia. Ficou ótimo”.

Desde que o projeto foi criado, em 2012, já foram feitos mais de 60 mil metros quadrados de calçadas com R$ 2,5 milhões em crédito. Desse total, 8 mil metros quadrados de novas calçadas foram feitos somente em 2017, em 220 estabelecimentos comerciais, com R$ 230 mil investidos.

Em 2017, o projeto também foi um dos vencedores do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, realizado pelo Projeto UniverCidades da Confederação Nacional dos Municípios com o apoio financeiro da União Europeia (Confirma:https://goo.gl/MibyRh).

Diante dos bons resultados, Santos conta que agência da Sicredi União já recebeu cerca de 15 visitas de representantes de outros municípios, e até mesmo de outros Estados, interessados em replicar a iniciativa. “A gente fica muito feliz com a visibilidade que o projeto já conquistou. Isso mostra que é uma ideia que deu certo e vamos continuar porque ainda tem muita calçada para ser refeita”, comenta.