‘Super Judoca’, da Sicredi União, retoma aulas no dia 23

O projeto ‘Super Judoca’, apoiado pela Sicredi União PR/SP, dará início às aulas no dia 23 de fevereiro. Neste ano a iniciativa, que existe há dois anos, vai atender 34 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Paiçandu/PR. Os inscritos são divididos em três turmas, que realizam aula uma vez por semana e, anualmente, participam de uma competição interna.

O coordenador do projeto, o sensei Paulo Rodrigo Papci, explica que o judô é uma arte marcial que traz muitos benefícios aos alunos, porque usa o corpo e os movimentos para atingir a meta de derrubar ou imobilizar o adversário, segurando-o pelo quimono. “Nessa luta não é permitido chutar ou dar socos, então é uma prática menos agressiva. Tanto que primeiro ensinamos o judoca a cair sem se machucar e, só depois, o aluno aprende a derrubar o oponente”.

A proposta de ensinar tal habilidade aos alunos, segundo o professor, é proporcionar diversos benefícios, como melhor condicionamento físico, raciocínio lógico, concentração, agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação motora, flexibilidade, disciplina, autocontrole e respeito ao próximo. “Seguramente, é uma prática que traz muitos ganhos para a saúde e desenvolvimento dos alunos da Apae”.