Atendimento pediátrico é destaque na Prova Rústica Tiradentes neste domingo

Realizada em Maringá desde 1975, a Prova Rústica Tiradentes deste ano será no próximo domingo (22), a partir das 8h. A corrida que acontece em comemoração ao Dia de Tiradentes, tem percurso de 10 quilômetros e recebe atletas amadores e profissionais de todo o país.

A edição do ano passado, bateu recorde de participantes, com 3.685 inscritos e teve como vencedor o atleta do Cruzeiro Esporte Clube, de Belo Horizonte (MG), Gilmar Silvestre Lopes, que completou a prova em 30 minutos. Nesta 44ª edição, a inscrição foi de graça, os participantes só precisaram fazer a doação de um quilo de alimento não perecível no momento da retirada dos kits de corrida, e os alimentos arrecadados serão doados ao Provopar de Maringá.

Neste ano, a prova terá capacidade para muitos participantes, serão seis mil inscritos, sendo cinco mil na categoria adulto e mil na infantil. A competição vai começar com a largada da prova principal, e em seguida a disputa da categoria infantil. A sequência da ordem de largada será: baby (até 7 anos), juvenil (16 a 19 anos), categoria A (20 a 24 anos), categoria B (25 a 29 anos), categoria C (30 a 34 anos), categoria D (35 a 39 anos), categoria E (40 a 44 anos), categoria F (45 a 49 anos), categoria G (50 a 54 anos), categoria H (55 a 59 anos), categoria I (60 a 64 anos), categoria J (65 a 69 anos) e categoria K (70 anos e acima).Todos os inscritos receberão medalhas de participação.

A Prova Rústica Tiradentes recebe todos os anos um apoio da Unimed Maringá para o dia da corrida, são disponibilizados socorristas e ambulâncias para casos de emergência. Pela primeira vez, neste domingo uma médica pediatra fará atendimentos necessários aos atletas mirins.

Para Juliana Martins, mãe da pequena Nicole de 8 anos, que vai participar pela primeira vez da prova na categoria baby, saber que tem uma equipe pronta para atender em casos de emergência traz mais segurança para os participantes e, claro, mais tranquilidade para os pais. “A gente nunca sabe o que pode acontecer pode ser um tombo, um mal-estar, então tendo esse auxílio nós ficamos mais tranquilos”, diz.

De acordo com a pediatra, Carolina Romano, as crianças que vão participar da prova é necessário se alimentar corretamente e não competir em jejum. “É fundamental que a criança beba bastante líquido e se alimente de comidas leves. Pode ser uma fruta, um suco ou um copo de leite. Isso evita a desidratação e até um desmaio na hora da competição”, diz.

A médica lembra ainda que, assim como os adultos, as crianças também precisam passar por avaliação médica antes de iniciar a prática esportiva. “A atividade física é sempre muito recomendada pelos inúmeros benefícios que traz a saúde, porém, para se exercitar com segurança, é fundamental fazer uma avaliação prévia”.

Para quem vai participar da prova, a entrega dos kits de corrida será nos dias 20 e 21 de abril, na sala de Reuniões da Prefeitura, das 8h às 22h. No dia da prova não haverá inscrição e nem entrega de chip.