Depois de vencer 1ª etapa da Copa Sul de Goalball, equipe tem mais duas etapas pela frente

O time maringaense Amacap/Unimed participou no fim do mês passado da primeira etapa da Copa Sul de Goalball e voltou para casa vencedor. A competição aconteceu em Florianópolis SC e reuniu seis equipes masculinas e quatro femininas de todo o sul do país. Esta foi a primeira etapa da competição que ainda terá mais duas fases, uma em junho e outra em novembro também em Florianópolis.

De acordo com o atleta e coordenador da equipe, Ricardo Alexandre Vieira, ao fim das três etapas será feita uma somatória para saber quem será o campeão geral. “Estamos felizes com esse resultado parcial e otimistas para participar e vencer as próximas etapas também”, diz.

A equipe de Goalball é composta por 11 atletas cegos ou com baixa visão. Destes, nove são contratados da Unimed e o time ainda recebe patrocínio para manter as atividades. De acordo com Vieira, esta ajuda tem sido fundamental para os bons resultados da equipe. “Em anos anteriores mesmo tendo vencido a primeira etapa da Copa Sul de Goalball, por exemplo, não conseguimos avançar na competição por falta de recursos para custear as viagens. Agora estamos em outro momento com condições de nos dedicarmos a esta e a outras competições”.

Ao longo do ano, a equipe tem outros campeonatos previstos, como o Regional Sul, que acontece no fim do mês em Foz do Iguaçu. “Esta é uma competição importante porque vale vaga para o Campeonato Brasileiro. Também estamos nos preparando para o Campeonato Paranaense que vai ser no mês de agosto em Apucarana e para os Jogos Abertos Paradesportivos”, diz.

         O Goalball é um jogo em que os atletas têm que arremessar a bola com o intuito de fazer gol no time adversário. Os jogadores usam óculos especial para igualar o nível de visão. A ideia é que os que têm baixa visão fiquem sem enxergar nada para competir de igual para igual com os jogadores cegos. A quadra da modalidade tem o mesmo tamanho da quadra de vôlei e a bola é semelhante a de basquete, mas com um guizo que faz barulho conforme os movimentos e ajuda os jogadores a encontrá-la durante a partida.