Maringá Park celebra dez anos nesta terça com missa de Dom Anuar Battisti

O Maringá Park Shopping Center comemora dez anos nesta terça-feira (dia 24). E para marcar a data, o arcebispo Dom Anuar Battisti celebrará missa às 9 horas na praça de alimentação. Ao longo do dia também haverá ações junto aos clientes.

Vacância próxima a zero, desempenho das vendas acima da média do setor e lojas exclusivas na cidade. É com resultados assim que o Maringá Park Shopping Center completa dez anos. Uma década atrás o shopping adotou novo nome e marca, depois de passar por uma ampliação, e assim chegou a 16 mil metros quadrados de área bruta locável. Na primeira fase de reestruturação foram investidos, à época, mais de R$ 25 milhões.

A nova administração investiu em um novo posicionamento, voltado para as classes A-B e para família – atualmente 68% dos clientes são da classe alta. Enquanto, em média, os shoppings brasileiros têm 30% de franquias, no Maringá Park esse número sobe para 90% e um quarto das operações é exclusiva na cidade, a exemplo da Animale, Bob Store, PUC, Farm, Cantão e Polo Play.

 A mudança estratégica também incluiu o desenvolvimento de uma nova logomarca alinhada às características da cidade, bem como princípios sustentáveis: as cinco folhas que compõem a representação gráfica da marca foram inspiradas na flora do Parque do Ingá. Com o novo posicionamento, o Maringá Park passou a investir em exposições culturais, ações sociais e sustentabilidade, sempre buscando prestigiar artistas e empresas locais. Foi, por exemplo, o primeiro shopping brasileiro a aderir ao Pacto Global.

Tudo isso se traduz em números financeiros. Entre 2010 e 2017, o faturamento cresceu 152% – no mesmo período oÍndice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, conhecido como IPCA, foi de 49,72%.Os lojistas elogiam a mudança de posicionamento. À frente da Recco Lingerie, que funciona no shopping desde 1996, Marcelo Recco destaca o bom momento do Maringá Park. “Sentimo-nos honrados de fazer parte da história do shopping desde a inauguração. Sem dúvida, trata-se de um empreendimento diferente dos outros da cidade, pois criou uma identidade própria e acolhedora. Estes dez anos foram de lutas e superação, mas com o apoio de uma administração humana e presente, podemos dizer que hoje o shopping está em seu melhor momento e blindado para um futuro mais promissor”, diz.

O empresário Celso Onofre Mendes, proprietário da Mania Ótica, também acompanhou todo o processo de mudança de nome e revitalização, já que mantém uma loja no shopping desde 1996. Para ele, a obstinação dos empreendedores em entender o mercado maringaense foi um dos fatores mais importantes para o fortalecimento do shopping.

Proprietário da Hering Store, José Roberto Alves é outro lojista que acompanhou de perto as mudanças, já que a loja dele data de 1998. “Conseguimos mostrar para a cidade e região que temos um shopping de bom gosto, qualificado, apto a atender qualquer tipo de consumidor”, frisa, em menção a lojas fast-fashion, como C&A, Renner e Riachuelo.

Desempenho

Bem localizado, o Maringá Park está em uma região da cidade em que a renda da população é elevada, aliás, a cidade tem uma das maiores rendas per capitas do Paraná e considerada a primeira melhor grande cidade do Brasil pela Exame.com (2017). São mais de 400 mil habitantes em uma cidade que conta com planejamento de desenvolvimento até 2047, o Masterplan.

Os resultados do posicionamento adotado pelo Maringá Park são expressivos. Atualmente, cerca de 400 mil pessoas circulam pelo shopping por mês. Hoje são 101 lojas funcionando em 16.023 de área bruta locável, dispostas em quatro pisos. Há ainda três pisos de estacionamento e cinco salas de cinema, com 1,2 mil lugares.

O Maringá Park detém nota de investimento AA, a segunda melhor na escala de classificação de risco de crédito (rating). Tornou-se o único shopping paranaense a obter a avaliação, que é concedida por meio de relatório da agência Fitch. Isso graças a números como vacância de 0,6%, abaixo do mercado, de 3%.

 

Reconhecimento

Campanhas promocionais e institucionais do Maringá Park também se destacaram nos últimos anos. Em 2017, o shopping ficou entre os finalistas em duas categorias do prêmio mais importante do mercado de shoppings, o prêmio Abrasce, entregue pela Associação Brasileira de Shopping Centers e ICSC (InternationalCouncilof Shopping Centers). Entre 170 inscritos, o Maringá Park concorreu nas categorias ‘Eventos e Promoções de Natal’ e ‘Campanhas Institucionais’.

Na categoria ‘Eventos e Promoções de Natal’, o shopping se classificou com o projeto ‘Todo dia é Natal no Maringá Park’. Além da campanha promocional, com 30 sorteios diários de R$ 1 mil em vales-compra, o shopping distribuiu, em 2016, ‘mimos’ diários, como chocolate, refrigerante, sorvete e ecobag. Outra ação foi a de surpreender os clientes nas lojas, com produtos acompanhados de um cartaz informando que era um presente do shopping para ele. Mais de duas mil pessoas foram contempladas durante a campanha de Natal e os resultados foram positivos: em relação ao ano anterior, a troca de cupons aumentou 43%, o fluxo foi ampliado em 13,1% e as vendas cresceram 16%. A campanha alcançou 377.857 pessoas nas redes sociais.

Já na categoria ‘Campanha Institucional’, o Maringá Park foi finalista com o projeto ‘Dia de Família – Feira Organamix’. Criada em outubro de 2016, a feira, até então inédita na cidade, traz ao shopping todo segundo domingo do mês, no período da manhã, produtos orgânicos (in natura e processados), sucos, vinhos e bolachas naturais, itens sem glúten e sem lactose. Além disso, há atrações culturais. A cada edição, são recebidas até 600 pessoas.

O shopping ainda acumula o Prêmio Abrasce em 2008 em ‘Excelência em Gestão’ e prêmio Instituto Cultural Ingá em 2017 e 2018 de ‘Incentivo à Cultura’.

Etiqueta Vermelha

Campanha promocional que faz parte do ‘calendário’ de compras dos consumidores de Maringá e da região, a Etiqueta Vermelha acontece duas vezes por ano: em um fim de semana de fevereiro e outro de agosto. Em dias de campanha, o fluxo no Maringá Park aumenta 60%, o que representa aproximadamente 50 mil consumidores em dois dias – algumas lojas chegam a ter filas. É esse público que aproveita para comprar marcas consagradas a preços especiais. Os descontos chegam a 70%.

A Etiqueta Vermelha se consolidou ao longo dos anos, tanto que sempre tem adesão dos lojistas. Praça de alimentação, cinema e as operações de serviço sempre participam. Há um grande esforço de mídia, inclusive com a distribuição de milhares de encartes com as ofertas das lojas.

Sustentabilidade

Outra área que recebe atenção de lojistas e empreendedores é a sustentabilidade. Tanto que foi o primeiro shoppingbrasileiro a aderir ao Pacto Global, uma iniciativa da ONU que mobiliza a comunidade empresarial internacional a adotar, em suas práticas de negócios, valores fundamentais aceitos em áreas como o meio ambiente.

O shopping conta com um extenso plano de gerenciamento de resíduos. Há, no primeiro piso, a Estação de Reciclagem, para depósito de plástico, vidro, papel e materiais eletrônicos. No local também funciona o Recicla Óleo, com bombas para a coleta de óleo de cozinha, que é vendido a empresas homologadas por órgãos ambientais e cujo lucro é revertido a entidades assistenciais de Maringá.

Aquilo que não pode ser vendido recebe destinação correta, incluindo resíduos orgânicos, como restos de alimentos, e itens eletrônicos, que são recolhidos por empresas autorizadas.

Cultura, esporte e solidariedade

         Os malls do Maringá Park recebem constantemente exposições de artistas plásticos e fotógrafos, apresentações culturais e de música. Os clientes também são brindados com a cultura, como numa campanha desenvolvida em 2013 em parceria com o renomado artista Paolo Ridolfi. Coube a ele desenvolver as seis artes que estamparam pratos de porcelana exclusivos para a campanha ‘Visto no sabor’.

         Na área do esporte, o Maringá Park realiza anualmente uma corrida voltada para mulheres e outra para lá de divertida para as crianças, com pós coloridos jogados nos ‘atletas mirins’ em todo o trajeto.

         Sem deixar de lado a solidariedade, o shopping realiza anualmente o projeto ‘Amigo Solidário’, convidando clientes e a comunidade a participar, escolhendo cartões com nomes das pessoas que receberão as doações. Nos últimos dois anos a campanha foi voltada para as pessoas que estavam internadas no período natalino. Com a presença do papai Noel e voluntários, esses pacientes ganharam presentes e uma visita acolhedora.