Sicredi e Colégio São Francisco Xavier incentivam crianças a praticar esporte

O Festival de Futsal Kids, realizado pelo Colégio São Francisco Xavier em parceria com a Sicredi União PR/SP, reuniu cerca de cem crianças de 7 e 9 anos no último sábado (14). O torneio, promovido pelo menos uma vez ao ano, tem o objetivo de incentivar o esporte e romper a rotina de treinos. “Assim, os alunos vivenciam uma situação de competição, mas sem cobrança de resultados, para que se sintam motivados”, afirma o coordenador de esportes do Colégio, Deni Cuenca.

Para a ocasião, os alunos formaram quatro equipes, duas com crianças de 7 anos e duas de 9 anos. O torneio, porém, foi viabilizado com a participação do time de uma Escola Municipal de Floraí, e outra equipe de uma escola de futsal de Maringá. A competição foi realizada em duas etapas, no período da manhã e tarde, de acordo com as faixas etárias.

Todas as crianças receberam medalhas, independente da colocação, e um mini kit com material escolar. “Pais e professores também compareceram para prestigiar as crianças e, ao final dos jogos, houve uma grande confraternização”, destaca Cuenca.

         O coordenador de esportes acrescenta ainda que, há mais de dez anos, o Colégio São Francisco Xavier, por meio da parceria com a Sicredi União, envia alunos para competições estaduais, nacionais e até internacionais. “Temos um projeto para apoiar as crianças que se destacam no esporte e que demonstram interesse em competir. Já tivemos alunos que foram jogar futsal até na Itália, e temos outros que representam o time profissional de Maringá”, cita orgulhoso.