Sicredi e parceiros lançam curso gratuito de corte e costura em Paranavaí

Nesta quarta-feira (11), às 14 horas, a Sicredi União PR/SP, em parceria com a Associação das Senhoras de Rotarianos e o Rotary Club de Paranavaí Arenito, fará o lançamento oficial do Programa Vestindo Minha Família, em Paranavaí. O evento será na própria sede do Rotary, localizado na Rua Pernambuco, 1.595, e deve receber cerca de 40 pessoas, entre representantes das instituições organizadoras e participantes.

A iniciativa, que já está em andamento desde 2002, oferece curso gratuito de confecção (corte e costura), com duração de cinco meses (280 horas), para mulheres previamente selecionadas pela Associação das Senhoras de Rotarianos. As turmas têm no máximo 15 alunas, que frequentam aulas semanais no período da tarde (terça, quarta e quinta-feira), produzindo roupas para suas famílias e para a comunidade circunvizinha.

Para ampliar o campo de conhecimento das participantes, favorecendo a reinserção no mercado de trabalho, o Programa também oferece capacitações sobre cooperativismo, educação financeira, empreendedorismo e moda. As atividades do curso são encerradas com um desfile para a apresentação das roupas desenvolvidas pelas alunas. Na ocasião é feita a entrega de certificados de conclusão.

De acordo com a assessora de Programas Sociais, Gisely Fernanda Rodrigues de Almeida, o objetivo é contribuir com a redução das desigualdades sociais e promover o desenvolvimento técnico das participantes. “O curso de corte e costura é muito importante porque viabiliza, de forma sustentável, uma formação sólida, relevante e impactante para a vida das alunas. Além disso, atende os princípios de responsabilidade social da Sicredi União”.