Dia do Enfermeiro tem como essência o cuidado de forma integral

Amanhã, 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro. A data foi instituída como forma de valorização dos profissionais que historicamente cuidam, acompanham e observam o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde, na educação e na prevenção de doenças. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, comemora-se também a Semana da Enfermagem entre os dias 12 e 20 de maio. A comemoração foi instituída nos anos 40, em homenagem a dois grandes nomes da profissão: Florence Nigthingale e Ana Néri, que foi a primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.
Os profissionais enfermeiros e técnicos em enfermagem da cooperativa atuam em diversas áreas assistenciais, administrativas e regulatórias. A enfermagem é a responsável pelo bem-estar do paciente nas 24 horas do dia, por meio do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização e administração de medicamentos) oferecendo orientação sobre prevenção de doenças, manutenção da saúde e conforto à família.
De acordo com a enfermeira e coordenadora de Recursos Próprios da Unimed Maringá, Viviane Colhado, o profissional de enfermagem tem como essência o cuidado com o paciente de forma integral. “Independente da área de atuação o exercício da enfermagem, sem dúvida, exige mais do que conhecimento e dedicação, exige amor ao trabalho e zelo pelo bem-estar das pessoas”, diz.
Para celebrar a data, a cooperativa irá realizar um quiz com os profissionais da área, com a intenção de testar os conhecimentos e promover uma atualização de forma divertida. A atividade vai acontecer na próxima sexta-feira (18/05), na sede da Unimed Maringá (Av. Bento Munhoz da Rocha Netto, 750).