Equipe maringaense de goalball conquista vaga para o Campeonato Brasileiro

O time Amacap/Unimed participou em abril da final do Regional Sul de Goalball em Foz do Iguaçu e venceu a atual campeã da competição, a ACESA-SC de Florianópolis. Com o placar de 6 a 4, a equipe de Maringá garantiu uma vaga na série A do Campeonato Brasileiro que acontece em novembro em São Paulo.
            Em março, o time já tinha vencido a primeira etapa da Copa Sul de Goalball que aconteceu em Florianópolis. Nesta competição ainda restam duas etapas. De acordo com o atleta e coordenador do time, Ricardo Alexandre Vieira, as conquistas refletem o bom momento da equipe.
            A Amacap/Unimed é composta por 11 atletas cegos ou com baixa visão, sendo que nove são contratados da cooperativa e o time ainda recebe patrocínio para manter as atividades. Vieira explica que a ajuda tem sido fundamental para os bons resultados. “Em anos anteriores aconteceu de vencermos uma etapa de uma competição, mas depois não termos condições de participar das demais. Agora estamos em outro momento com melhores condições de nos dedicarmos às disputas”, diz.
            Ao longo do ano, a equipe já tem outros campeonatos previstos como o Paranaense, que será em agosto em Apucarana, os Jogos Abertos Paradesportivos e, agora com a vitória em Foz do Iguaçu, o Campeonato Brasileiro.
            O goalball é um jogo em que os atletas têm que arremessar a bola com o intuito de fazer gol no time adversário. Os jogadores usam óculos especiais para igualar o nível de visão. A ideia é que os que têm baixa visão fiquem sem enxergar nada. A quadra da modalidade tem o mesmo tamanho da quadra de vôlei e a bola é semelhante a de basquete, mas com um guizo que faz barulho conforme os movimentos, isso ajuda os jogadores a encontrá-la durante a partida.