Dia 5 de maio é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, e com objetivo de conscientização, no mundo inteiro são promovidas atividades para a população e profissionais da saúde sobre a importância da correta higiene. O hábito previne infecções e promove a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.
Em alusão a data, uma equipe da Unimed Maringá irá desenvolver um trabalho com os colaboradores da cooperativa. No próximo dia 7, dois enfermeiros e um médico infectologista farão uma fala explicativa sobre os cuidados necessários e uma demonstração prática da higienização adequada das mãos.
De acordo com a enfermeira do Controle de Infecção da Unimed Maringá, Tatiana Caroline de Souza, fazer a higiene corretamente é o primeiro passo para prevenir uma série de doenças. “Gripe Influenza, conjuntivite, diarreia e até catapora, são apenas alguns exemplos que podem acometer quem não faz a higiene corretamente”, explica.
Algumas orientações de quando se deve higienizar as mãos:
- Antes de comer ou manusear alimentos;
- Depois de ter utilizado o banheiro;
- Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- Antes de efetuar qualquer ação que inclua o contato com mucosas corporais (por exemplo, colocar ou retirar lentes de contato);
- Depois de tocar animais ou seus dejetos;
- Depois de manusear resíduos (por exemplo, lixo doméstico);
- Depois de usar transportes públicos;
- Antes e depois de tocar doentes ou feridas (cortes, arranhões e queimaduras);
- Antes e depois de uma visita a um doente internado (hospital ou outra instituição).