Arraiá do seo Zico vai virar curta-metragem

         Realizado neste sábado (dia 23), o tradicional Arraiá do seo Zico vai dar origem a um curta-metragem. É que uma equipe formada por produtores, jornalista e cinegrafista acompanhará a festa para coletar imagens e depoimentos para o material ‘Arraiá do Seo Zicho Borghi: a festa e a tradição’. O curta ficará pronto até o final do ano e será veiculado em locais públicos. O projeto foi um dos vencedores do concurso No 001/2017, do prêmio Aniceto Matti e mostrará a origem da festa, a importância da religiosidade, entre outros.

         Em sua 36ª edição, o arraiá será no sítio Boa Esperança, na estrada Gleba Pinguim, homenageando os três principais santos do mês (Santo Antônio 13 / São João 24 e São Pedro 29), com missa às 19 horas e festa folclórica. O evento é promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), e aberto à população.

         A festa terá início com uma oração no paiol do pioneiro Aníbal Agenor Borghi, o seo Zico, seguida da colocação do mastro com os três santos juninos. Lá há fogueira, quadrilha e comidas típicas de festa junina, como pipoca, canjica, quentão e pé de moleque.

         A festa foi tombada como patrimônio histórico de Maringá em 2008.