Dia Nacional de Controle da Asma é celebrado nesta quinta, 21

No Brasil, estima-se que 10% da população sofra de asma, uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores que causa obstrução do fluxo aéreo. Entre as crianças de países da América Latina, a incidência pode chegar a 30%. Apesar de não ter cura, o tratamento busca a melhora da qualidade de vida, obtida pelo controle dos sintomas e estabilização da função pulmonar. A fim de alertar a população sobre os cuidados para conviver com a doença, foi criado o Dia Nacional do Combate à Asma, lembrado anualmente em 21 de junho.

            A asma pode ocorrer em qualquer fase da vida, porém, de acordo com o médico da família da Unimed Maringá, Fábio Rangel Gobeti Lopes, estudos demonstram maior prevalência na infância em comparação com outras faixas etárias. Alguns dos sintomas são: obstrução das vias aéreas, chiado no peito, tosse (geralmente seca), dificuldade para respirar e aperto no peito. “Estes sintomas podem piorar à noite ou pela manhã ao despertar, durante a prática de atividade física, e também decorrem de infecção respiratória, mudanças climáticas, r iso ou choro intensos, estresse e ciclo menstrual”, diz.

    O tipo de tratamento para cada paciente varia de acordo com a gravidade da doença, que é avaliada levando em conta a frequência de sintomas, ocorrência de despertares noturnos, limitação em atividades do dia a dia, necessidade de uso de medicação para alívio de sintomas e alguns parâmetros de exames. Além do tratamento por meio de medicação específica, o controle da asma também inclui medidas educativas para evitar fatores que desencadeiam ou agravam a crise.

  Para amenizar os sintomas e evitar crises, são necessárias algumas medidas preventivas:

– Ficar longe da fumaça de cigarro e da poluição;

– Evitar ambientes com muita poeira e ácaros;

– Não conviver com animais domésticos, como gatos e cachorros;

– Proteger-se das mudanças bruscas de temperatura;

– Prevenir-se contra gripes e resfriados;

– Praticar exercícios respiratórios, como natação e ioga.