Sicredi União organiza 55 ações para o ‘Dia C’

O Dia Internacional do Cooperativismo, mais conhecido como ‘Dia C’, é celebrado todo mês de julho, mas, este ano, algumas ações serão antecipadas para o próximo dia 30 por causa da Copa do Mundo. Para a ocasião, a Sicredi União PR/SP está programando 55 ações, articulada por todas as agências da sua área de atuação. A expectativa é que mais de mil colaboradores da instituição financeira cooperativa participem das atividades e impactem mais de 50 mil pessoas e 20 entidades beneficentes.

Com o tema “Atitudes simples movem o mundo”, a iniciativa, que mobiliza voluntários de cooperativas de todo o país, promove ações diversificadas relacionadas à responsabilidade social, ambiental, saúde, esporte, lazer e outras. Em Maringá/PR, por exemplo, o trabalho vai ser feito pela Sicredi União em parceria com a Cocamar, Unimed, Sicoob, Uniodonto e Unicampo.

A meta é que 22 mil fraldas geriátricas sejam produzidas por cerca de 650 voluntários, das 8h às 12 horas, na Associação da Cocamar. Em seguida, os produtos serão distribuídos para o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), Lar dos Velhinhos de Maringá e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

“Ano passado foi a primeira vez que realizamos esta ação em Maringá, e alcançamos resultados muito positivos. Tivemos mais de 600 voluntários envolvidos na fabricação de 20 mil fraldas geriátricas, e a doação foi bem recebida pelas entidades, que têm muita demanda por esse tipo de produto. Este ano queremos superar a produção do ano passado”, comenta a assessora de Programas Sociais da Sicredi União, Gisely Almeida.

A agência de Paranavaí/PR, Graciosa/PR e Sumaré/PR também confeccionaram fraldas geriátricas. O trabalho ocorreu em parceria com o Rotary Club Paranavaí Entre Rios. A entrega das 1.500 unidades será realizada no dia 07 de julho no asilo Lar dos Vicentinos, que abriga cerca de 70 idosos.

Com foco no meio ambiente, a agência de Douradina/PR participa do ‘Dia C’ por meio do plantio de mais de 10 mil árvores, que inclusive vai contribuir com a compensação de consumo de energia, água e gás de ar condicionado da Sicredi União, por meio do Programa Mais Árvores. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Escola Municipal Drumond de Andrade e a Secretaria do Meio Ambiente são parceiros da iniciativa. Juntos, voluntários e crianças iniciarão, nesta quarta-feira (20), o plantio de 10 mil mudas em uma área de reflorestamento do município.

Pessoas da comunidade interessadas em conhecer as ações do ‘Dia C’ também podem se voluntariar. Para isso, basta entrar em contato com a agência Sicredi União de seu município. “Incentivamos a participação da população porque a mobilização, assim como outros tantos projetos que desenvolvemos, deixam o mundo um pouco melhor. Afinal, a cooperação e o voluntariado, sem dúvida, podem fazer a diferença para muitas vidas”, reforça Gisely.