Acervo de Odilla Mestriner estará em exposição no Maringá Park

O Maringá Park recebe a exposição “A arte de Odilla Mestriner”, cujo evento de inauguração está marcado para esta terça-feira (17), às 19 horas, no terceiro piso do shopping. O acervo da renomada artista poderá ser visitado gratuitamente até 31 de julho.

A ideia da exposição em homenagem aos 10 anos de morte da artista partiu do irmão dela, Antônio Mestriner. Entusiasta do trabalho da irmã, ele lançou em 2013 o livro “A saga de Odilla Mestriner”, que relata a garra dela para se firmar nas artes visuais fora do Rio de Janeiro e São Paulo.

Vida e obra

Odilla Mestriner (1928-2009) nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Lá, ela construiu a trajetória de sua carreira, começando a desenhar e pintar paisagens, naturezas-mortas e retratos dos familiares. Mostrou ter muita garra ao lutar contra uma doença infecto- contagiosa e superar suas graves sequelas, no período pré-escolar.

A Escola de Belas Artes de Ribeirão Preto passou a ser frequentada por Odilla em 1955, onde teve o grafismo já presente em seus desenhos estimulado pelo professor italiano Domenico Lazzarini.

Um desenho exposto no II Festival de Arte Moderna de Macaé, Rio de Janeiro, em 1959, rendo à artista o primeiro prêmio da carreira. No mesmo ano, ela foi selecionada com dois trabalhos para participar da V Bienal Internacional de São Paulo. Ela participou de sete Bienais Internacionais de São Paulo.

As obras de Odilla estão presentes na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu de Arte Contemporânea da USP, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte de Ribeirão Preto entre outros até fora do Brasil.