Com desfile, participantes encerram curso de corte e costura em Paranavaí

Foram cinco meses de curso gratuito de corte e costura. E com isso as 12 mulheres participantes do projeto ‘Vestindo minha família’ abriram o leque de oportunidades de trabalho. Nesta sexta-feira (dia 10) será a cerimônia de formatura, com direito a desfile dos trajes confeccionados pelas participantes do curso. O evento será às 19 horas, na Associação de Senhoras de Rotarianos, na rua Pernambuco, em Paranavaí.

A costureira Viviane Pelegrino está ansiosa para desfilar com a filha, Isadora. Ela costurou uma blusa e calça, e para a filha fez um sobretudo e um vestido com o mesmo tecido da blusa. Faz 18 anos que Viviane é costureira industrial, produzindo camisetas e roupas esportivas que chegam para ela com os moldes prontos. Com o curso, Viviane aprendeu a modelar, ou seja, poderá usar a criatividade para produzir as próprias peças. “Foi um curso completo, que está me abrindo possibilidades de trabalho”.< /p>

No curso, cujas aulas aconteceram três vezes por semana à tarde, as participantes aprenderam a base para confeccionar saias, calças, blusas com diferentes mangas, vestidos e, por último, macacões. Quem ministrou as aulas teóricas e práticas desde março foi a professora Érica Cristina.

    O projeto é uma iniciativa da Associação de Senhoras de Rotarianos em parceria com a Sicredi União PR/SP. A instituição financeira cooperativa custeou o salário da professora e ofereceu palestras de educação financeira, cooperativismo e empreendedorismo. Já o Rotary de Paranavaí disponibilizou o loca l e as máquinas de costura.

O trabalho começou em 2002 e desde então já preparou dezenas de mulheres para o mercado de trabalho, além de estimular o empreendedorismo entre as participantes.