Sicredi promove encontro de educação em Maringá, nesta sexta

Nesta sexta-feira (27), das 7 às 17h30, em Maringá, será realizado o 2º Encontro de Educação da Sicredi União PR/SP. A iniciativa reunirá cerca de mil educadores da região noroeste do Paraná, que atuam na rede municipal de ensino e são participantes do Programa A União Faz a Vida (PUFV) da instituição financeira de crédito. O evento será no Fashion Hall, que fica na avenida Marcelo Messias Busiquia, 1133, no Parque Industrial.

O objetivo é aperfeiçoar e atualizar o conhecimento dos educadores envolvidos com o PUFV. Para isso, a programação inclui três palestras que serão conduzidas por profissionais renomados e reconhecidos internacionalmente na área da educação. Um deles é o professor das Fundações Dom Cabral e Getúlio Vargas, Zeca de Mello, que abordará o tema “Reaprender a aprender: desafio para pessoas e organizações”. Palestrante com vasto conhecimento em liderança, educação humanística e engajamento corporativo, Mello já trabalhou com muitas empresas públicas e privadas, e consegue discutir temas delicados como ética, empatia, e relações humanas.

Outra palestra será sobre “Comunidades de Aprendizagem”, conduzida pelo pedagogo José Pacheco. De nacionalidade portuguesa, ele é um crítico do sistema tradicional de ensino por considerar obsoleta a forma de reprodução de conteúdo, que deixa a desejar no processo de humanização do indivíduo. Indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil, Pacheco também é colaborador voluntário no Projeto Âncora, que segue o mesmo método de ensino da Escola da Ponte, sem séries, sem prova, sem “aula” e focada na autonomia e protagonismo do aluno. Nesta instituição de ensino, que fica no Norte de Portugal, ele foi mento r nos anos 70.

A programação do evento inclui ainda a palestra da professora doutora, Emília Cipriano, sobre “Reconstrução do conhecimento do professor como agente transformador do ato de educar”. Com larga experiência na área educacional, ela atua, principalmente, com educação infantil, formação de educadores, política de educação infantil, creche, políticas públicas e proposta pedagógica.

Durante o Encontro de Educação também haverá a comemoração dos 10 anos do PUFV na área de atuação da Sicredi União. Criado há mais de 20 anos pelo Sistema Sicredi, o PUFV é realizado em âmbito nacional e propõe metodologia de ensino que estimula os alunos a serem protagonistas no processo de aprendizagem. Com o programa, a instituição financeira cooperativa busca contribuir com a sociedade por meio da melhoria da qualidade de ensino, já que considera a educação como um importante agente transformador do ser humano. Para se ter ideia, somente na área de abrangência da Sicredi União sã ;o 180 escolas, 3.200 professores e mais de 28 mil alunos atendidos.