Unimed Maringá recebe Acreditação em qualidade de serviços e segurança do paciente

Depois de receber pela primeira vez a visita de avaliadores da Organização Nacional de Acreditação, ONA, a Unimed Maringá foi acreditada com a certificação nível 1, que é concedida a instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Para celebrar a conquista o presidente da cooperativa, Daoud Nasser, irá agradecer todos os colaboradores em uma ação promovida na próxima segunda-feira (06/08). O discurso está previsto para as 10h30 e na sequência a cooperativa irá realizar outras ações junto as equipes de trabalho.
        De acordo o gerente de Desenvolvimento e Inovação, Filipe Vieira, a Acreditação vem chancelar a cooperativa como referência em serviços de saúde e segurança do paciente. “Essa conquista já fazia parte dos nossos anseios e, sem dúvida, vem demonstrar à comunidade que todos os processos da Unimed Maringá são fundamentados na busca por melhoria contínua”, diz. Vieira afirma ainda que a cooperativa segue motivada a alcançar os próximos níveis da Acreditação.
        A ONA é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que coordena um processo de certificação voltado para a qualidade de serviços de saúde, que tem como foco principal a segurança do paciente. A metodologia de Acreditação é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS), que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.
        Fundada em 1999, a ONA se consolidou como a principal Acreditação de saúde do país. Seus manuais são específicos para diversos tipos de estabelecimentos como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de Pronto Atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação, bem como programas da saúde e prevenção de riscos.
        O processo para receber a Acreditação é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada a partir de critérios pré-definidos. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado. O objetivo da entidade é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no país.