Por um mundo melhor, Sicredi apoia o Pacto Global

Signatária do Pacto Global (Global Compact) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Sicredi União PR/SP desenvolve diversas iniciativas que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também com o objetivo de contribuir com a agenda 2030 da ONU, a instituição financeira cooperativa põe em prática vários projetos, como o Use e Devolva, que dispõe de bicicletas gratuitas em sete municípios de sua área de abrangência para o uso da população, incentivando uma prática sustentável e que colabora com o bem-estar das pessoas.

Outra iniciativa é a Árvore Solidária, que recolhe e doa toneladas de alimentos no período natalino. O projeto Transformar, que recolhe materiais recicláveis ao longo do ano, também é significativo porque, ao serem vendidos, rendem recursos que tornam o Natal de muitas crianças mais feliz, Há ainda linhas de crédito para a compra de equipamentos sustentáveis, que economizam energia por exemplo, e, anualmente, a Sicredi apresenta ao Pacto Global relatório com suas ações na área de sustentabilidade e responsabilidade social.

O Pacto Global é o maior alinhamento voluntário de sustentabilidade corporativa do mundo, presente em mais de 170 países e territórios. A adesão da Sicredi União PR/SP mostra o interesse e o compromisso da instituição financeira cooperativa em disseminar os dez princípios estabelecidos pela ONU, que são divididos em quatro áreas: Direitos humanos, Direitos do trabalho, Proteção ambiental e Anticorrupção.

Princípios universais do Pacto Global

Direitos Humanos

– As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;

– Assegurar-se da não participação em violações destes direitos.

Trabalho

– As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

– Eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

– Abolição efetiva do trabalho infantil;

– Eliminação da discriminação no emprego.

Meio Ambiente

– As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

– Desenvolvimento de iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;

– Incentivo ao desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Anticorrupção

– As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Fonte: Organizações da Nações Unidas