Abertura da Copa Unimed reúne centenas de atletas no Chico Neto

A Copa Unimed, um dos maiores eventos esportivos escolares do Sul do Brasil, começou oficialmente nesta quarta-feira (dia 17). A cerimônia de abertura foi no Ginásio de Esportes Chico Neto e reuniu centenas de alunos de 11 a 16 anos de escolas públicas e privadas de Maringá e região.

Renan Rudnick, de 15 anos, estava na arquibancada junto com os demais atletas representando o Colégio Dom Bosco. Ele faz parte da equipe de futsal e já participou de outras quatro edições da Copa Unimed. “No ano passado fomos campeões no futsal e agora viemos em busca do bicampeonato”, diz o atleta confiante no desempenho do time.

Do distrito de Aquidaban, que pertence ao município de Marialva, a professora de educação física, Angélica Manara, veio pela 10ª vez consecutiva representar o Colégio Estadual Romário Martins com as equipes de vôlei e vôlei de praia, que são as destaques dos atletas do colégio. “Além dos 25 competidores vieram muitos outros alunos para animar a torcida e fazer bonito na abertura. Me emociona ver o envolvimento e a força de vontade deles. Hoje, mesmo com muita chuva, estão todos aqui, felizes e e mpolgados com a competição”, diz.

Para o secretário de esportes e lazer do município, Valmir Augusto Fassina, a Copa Unimed, que está em sua 21ª edição, chegou em Maringá para suprir a necessidade da cidade de oferecer aos atletas uma outra competição em nível escolar. “Até então só tínhamos os Jogos Escolares que acontecem no início do ano, depois as equipes ficavam sem uma nova competição para se dedicar. “Nesses 21 anos a realidade mudou. Hoje os atletas praticamente emendam a preparação pa ra as duas competições”, diz.

Segundo o gerente de mercado da cooperativa, João Noris, ao longo dos anos a Copa Unimed se consolidou como um evento tradicional na cidade e cumpre seu papel social em oferecer aos jovens acesso a prática esportiva. “Nossa intenção não é só estimular o bom rendimento e performance dos atletas, mas sobretudo, dar a eles a oportunidade de desenvolver vínculos de amizade e vivenciar valores como o respeito e a disciplina de forma saudável”, diz.

Jogos

As disputas da Copa Unimed serão entre os dias 18 e 27 de outubro em ginásios e centros esportivos da cidade. Ao todo são 14 modalidades: Atletismo, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia, Natação, Xadrez e Karatê. Também há três modalidades paralímpicas: Atletismo, Natação e Xadrez.

A programação completa das partidas está disponível em: www.copaunimed.com.br