Crédito consignado é opção para pagar menos juros

O Dia do Servidor Público é comemorado em 28 de outubro. Esse tipo de profissional tem uma vantagem na hora de contrair crédito, o consignado, que é o desconto do empréstimo direto na folha de pagamento. Para quem tem dívidas de cheque especial ou do rotativo do cartão de crédito, o consignado é uma excelente opção, porque os juros são menores.

A Sicredi União PR/SP mantém convênios com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), prefeitura de Maringá, Maringá Previdência e a Câmara Municipal de Maringá. O gerente regional de Desenvolvimento da Sicredi União, Edson Rocha, destaca que dependendo da instituição, o servidor pode destinar até 30% do salário para o pagamento do empréstimo com desconto em folha. “Como a recomendação é sempre trocar dívidas com juros altos por taxas menores, o consignado é uma excelente opção, ainda mais porque é uma modalidade mai s barata do que o crédito pessoal. Mesmo quem está com o nome negativado consegue contrair o empréstimo na Sicredi”, reforça Rocha.

Para ter acesso ao crédito, os funcionários públicos das instituições conveniadas precisam apenas apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e cópia do último holerite. Esses documentos devem ser entregues em uma das cinco agências da Sicredi União em Maringá: Centro, Cerro Azul, Cocamar, Tuiuti e Maringá Velho. Outra opção é entrar em contato com os colaboradores da Sicredi, que vão semanalmente às instituições conveniadas. Aí é só assinar o contrato e usufruir o dinheiro que, dependendo da empresa em que trabalha, pode ser pago em até 60 meses.

Portabilidade

Outra informação relevante para o servidor é que as novas regras de portabilidade, definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) começaram a valer em julho. Entre as alterações está a inversão do procedimento de portabilidade, ou seja, agora é possível solicitar a transferência diretamente à instituição financeira em que o consumidor deseja receber o salário. Antes, precisava procurar, presencialmente, a instituição financeira responsável pela conta-salário de origem.

Outra mudançaé que a solicitação pode ser feita por meios eletrônicos (internet, aplicativo e telefone), junto à instituição financeira onde mantém a conta de destino. “Com essas novas regras, o consumidor passa a ter mais liberdade para escolher a instituição financeira que apresenta as melhores condições de serviços e taxas, bem como mais facilidade para concentrar as operações em uma única conta, reduzindo gastos com tarifas”, garante Rocha.