Sicredi contribui com retorno do trenzinho no Parque do Ingá

O trenzinho do Parque do Ingá, que estava desativado há mais de 15 anos, voltou a funcionar nesta quarta-feira (17) graças a parceria da Sicredi União PR/SP, Provopar e outras empresas da iniciativa privada junto à Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema). Os passeios serão realizados nas quintas e sextas e nos sábados e domingos, com duração aproximada de 15 minutos cada.

Os três primeiros meses de funcionamento serão experimentais. Nesse período será feita a avaliação da receptividade do serviço, bem como a correção de eventuais falhas. Se as expectativas positivas forem confirmadas, a administração pública licitará a operação do trenzinho. A proposta é que, além do lazer, a iniciativa promova o agendamento de entidades e escolas, assim como de inclusivos, oportunizando a pessoas com mobilidade reduzida conhecer as belezas naturais do parque.

Na ocasião, o gerente regional da Sicredi União, Edson Rocha, disse que o retorno do serviço não só resgata a história dos maringaenses, mas também contribui com a educação ambiental. “A instituição financeira cooperativa tem compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente, por isso, consideramos importante contribuir com essa iniciativa para motivar o contato com a natureza e, por consequência, estimular atitudes de preservação ambiental”.

Já o prefeito Ulisses Maia ressaltou que o retorno do trenzinho marca a comemoração de 47 anos do Parque do Ingá e reaviva a memória do maringaense. “Quem nasceu em Maringá ou mora há muito tempo no município se recorda do passeio com o trenzinho. As pessoas devem aproveitar essa oportunidade de ter bem no centro da cidade um parque como este”, frisou.

Com capacidade para 40 pessoas, o trenzinho transitará em até 20 km/h. São três estações onde os visitantes poderão embarcar: a Estação Ingá, na entrada do parque; a Estação do Museu e a Estação do Lago. Os passeios serão realizados às quintas e sextas, das 8h30 às 10h30 e das 14 às 16 horas, para atender as escolas e entidades – agendamento deverá ser feito pelo parquedoinga@maringa.pr.gov.br, e para o público geral aos sábados e domingos, das 8h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas.