Nutricionista dá dicas de lanches saudáveis para passeios de férias

Durante as férias crianças e adultos querem mesmo é sair de casa e passear. Seja em um parque, praia ou na pracinha do bairro, os passeios sempre são uma oportunidade divertida para estreitar os laços familiares e fazer amigos. Porém, sair de casa exige planejamento, principalmente no que se refere a alimentação.

A nutricionista da Unimed Maringá, Larissa Zangari, explica que dezembro e janeiro são meses de muito calor, por isso, o primeiro passo para um passeio tranquilo, é manter todo mundo bem hidratado. “A melhor forma para isso é bebendo bastante água. A dica é ingerir sempre, em intervalos curtos de tempo”, diz.

As frutas também são opções refrescantes e ajudam a repor a água do organismo. “Melancia, maçã fuji, kiwi, uva, laranja, acerola, manga e maracujá são algumas das opções comuns nesta época do ano”. O consumo, segundo a nutricionista, pode ser tanto da fruta inteira, como em pedaços. “Quem prefere levar as frutas picadinhas para facilitar para as crianças, deve colocar gotas de limão, para que a fruta não fique escura”, explica. Outra dica é levar oleaginosas, como as castanhas que garantem saciedade e nutrientes importantes.

Para quem não abre mão de sanduíche, a dica é optar sempre pelo pão integral e preferir a manteiga em vez da margarina, que é menos processada, assim como o peito de peru e o chester. “É bom evitar sanduíches com frango, requeijão ou maionese, pois esses ingredientes exigem mais cuidados na conservação”. Em relação aos biscoitos, o recomendável são os integrais por serem mais saudáveis que os recheados.

Agora, para espantar o calorão, a dica é optar por um picolé, mas sempre preferir os de fruta. Segundo a nutricionista, existem opções com muita gordura, por isso é importante comparar as informações nutricionais contidas na embalagem e descartar os que contêm gordura trans, que é inimiga do coração. Na praia, uma das tentações é o milho verde, que é uma opção saudável, pois é rico em fibras e carboidratos que dão energia, mas é importante pedir com pouco sal e sem manteiga.

De acordo com Larissa, outras opções são palitinhos de cenoura, frutas desidratadas, chips de frutas como maçã, banana e manga, barrinhas de frutas e até espetinhos de tomate-cereja e queijo branco, mas, neste caso, somente se o passeio for curto ou se tiver um local adequado para armazenar.