Recicla Comércio cadastra empresas da Avenida Cerro Azul

O projeto Recicla Comércio, desenvolvido pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) em parceria com a prefeitura, iniciou nesta semana o cadastramento das empresas da avenida Cerro Azul. Aproximadamente 130 comerciantes serão conscientizados sobre a importância de separar materiais recicláveis, como papelão, plástico, vidro, metais e outros.
Iniciado em 2015, o Recicla Comércio já atende cerca de 400 empresas das avenidas Morangueira, Mandacaru, Guaiapó, Tuiuti e Pedro Taques. A ACIM fez uma parceria com a prefeitura para disponibilizar um caminhão para a coleta de materiais recicláveis nessas avenidas em determinado dia da semana. Hoje a coleta seletiva funciona em toda a cidade, e o foco do Recicla Comércio é intensificar a educação ambiental nas empresas, para que elas façam a separação dos materiais recicláveis de maneira correta.
“Fizemos uma pesquisa que aponta que cerca de 70% dos empresários da avenida Cerro Azul ainda não sabem que existe coleta seletiva no local. A prefeitura disponibiliza a coleta, mas o gerador de resíduos não sabe que deve colocar o material na calçada às segundas, quartas e sextas-feiras”, explica o coordenador do Recicla Comércio e vice-presidente da ACIM, Wagner Severiano.
“Nosso papel é justamente informar e ensinar aos empresários o que é reciclável. Nós os convidamos, e se tiverem interesse, fazemos o cadastro e imediatamente iniciamos o processo de educação ambiental e conscientização”, ressalta.
A partir de agora, a ACIM também utilizará plataformas digitais para realizar as ações de conscientização nas empresas. “80% da educação ambiental será de forma digital. Estamos coletando os e-mails e celulares dos empresários. Cada avenida do projeto Recicla Comércio terá um grupo no WhatsApp e, semanalmente, as empresas receberão informações sobre separação de recicláveis, dias de coleta etc. Não teremos informativos impressos por uma questão de sustentabilidade”, acrescenta Severiano.
Após cadastrar as empresas da avenida Cerro Azul, a ACIM fará o lançamento oficial do Recicla Comércio no local. Posteriormente, o projeto será implantado também nas avenidas Juscelino Kubitschek e Teixeira Mendes.
Além de contribuir com a sustentabilidade ao evitar que materiais recicláveis cheguem ao aterro sanitário, a separação do lixo desempenha um papel social ao gerar empregos e renda para trabalhadores das sete cooperativas de reciclagem de Maringá.

Textual Comunicação