Empresas do Núcleo de Qualidade no Turismo da ACIM receberão Selo de Qualidade

  Nesta sexta-feira (15), as 11 empresas que compõem o Núcleo Setorial de Qualidade no Turismo da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) receberão o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, que busca reconhecer empreendimentos que investiram em gestão e qualidade e incentivar a melhoria da competitividade. A cerimônia de entrega da chancela será no Sebrae/PR em Curitiba, às 16h. 
        O selo é desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention e Paraná Turismo.
        O Núcleo Setorial de Qualidade no Turismo é um dos 60 núcleos da ACIM. Fundado em março de 2017, tem como finalidade gerar network entre as empresas participantes, para que desenvolvam ações conjuntas, atendendo às propostas e critérios do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. Neste ano, as 11 empresas que compõem o núcleo vão receber a chancela. 
        “São realizadas capacitações, ações voltadas para sustentabilidade, visitas técnicas, mídia coletiva e outros. O núcleo desenvolve ações coletivas para que os empresários atendam esses critérios de uma forma mais facilitada”, explica Cristina Schneider, consultora do programa Empreender e responsável pelo Núcleo Setorial de Qualidade no Turismo. 
        O Atari Bar é um dos que receberá o selo, pelo quarto ano consecutivo. O estabelecimento, que fica na avenida Prudente de Morais, faz parte do Núcleo Setorial de Qualidade no Turismo desde 2017. O local recebe turistas frequentemente, principalmente aos finais de semana. 
        Segundo a sócia Gimena Comarella Dipp, o selo é resultado do esforço coletivo da equipe. “É importante ter todos trabalhando em busca de um objetivo, há um espírito de equipe, além do orgulho de vestir a camisa de uma empresa que busca padrões de qualidade. Investimos na qualidade e oferecemos um bom atendimento, porém não tão engessado e formal. Além de criarmos noites temáticas para oferecer experiências gastronômicas diferentes do que servimos no cardápio habitu al”, frisa. 
        O restaurante De Los Mares, que fica na avenida Mandacaru, também participa do Núcleo Setorial de Qualidade no Turismo – desde maio de 2018. O estabelecimento recebe diversos turistas, apreciadores e curiosos pela culinária peruana. “O selo mostra a força que o núcleo tem, desenvolvendo um trabalho cooperativo e seguindo os critérios do selo. Isso fortalece a empresa e o propósito do núcleo, que é fortalecer o turismo, inclusive gastronômico e cultural”, conta o proprietário do restaurante, H elder Yoshida.
        Para Patrícia Santini, consultora do Sebrae/PR, a metodologia do Selo de Qualidade de Turismo no Paraná traz para as empresas a possibilidade de se tornarem mais competitivas enquanto negócios e de contribuírem para o desenvolvimento do destino. “Maringá tem se destacado com a aplicação da metodologia, temos um setor mais organizado e empresas engajadas com o tema. Percebemos que esta união gerada pelo grupo faz toda a diferença para as empresas, para o setor e para cidade”, declara.