Orientação gratuita sobre glaucoma será neste sábado, no Maringá Park

A Associação Paranaense de Oftalmologia (APO) realiza no Maringá Park Shopping Center, neste sábado (30), uma ação sobre prevenção ao glaucoma, doença que causa dano ao nervo óptico e é responsável por 10% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização M undial da Saúde (OMS). O ‘Glaucoma do Bem’, evento em alusão ao Dia Internacional do Glaucoma (12 de março), será das 10h às 16h, no primeiro piso do shopping.
Quem passar pelo evento no Maringá Park receberá orientações e poderá tirar dúvidas sobre prevenção, tratamento e problemas que podem ser causadores do glaucoma, como diabetes, hereditariedade, lesões oculares e miopia.
A estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, segundo publicação no site do Ministério da Saúde, é de que entre 2% e 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter a doença, que avança silenciosamente. Embora não exista cura, há prevenção e graves sequelas podem ser evitadas com tratamento adequado.
“Todo tratamento preventivo é melhor do que o curativo. O glaucoma é uma doença crônica que pode levar a cegueira. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será a visão de quem apresentar a doença”, diz a médica oftalmologista e presidente da APO regional, Juliana Almodin.