Wellington Ferreira recebe Cidadão Benemérito

   O mais novo Cidadão Benemérito de Maringá é o presidente da Sicredi União PR/SP. Ele recebeu o título na última sexta-feira (dia 15) em sessão solene da Câmara Municipal de Maringá, por proposição dos vereadores Mário Verri e Alex Chaves. Além de familiares de Ferreira e colaboradores da cooperativa, o evento contou com a participação de lideranças ligadas ao sistema Sicredi e ao cooperativismo. 
        Formado em Administração de empresas, Ferreira é presidente da Sicredi União desde 1997, que é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, com mais de 200 mil associados e área de atuação em 110 municípios. 
        Primeiro a discursar, o presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, destacou que a comunidade e a cidade ganham entregando o título de Cidadão Benemérito para Ferreira. “Wellington tem uma vertente de cidadania muito forte. Ele foi protagonista do nosso programa A União Faz a Vida, que é desenvolvido em escolas de todo o país para que os alunos sejam protagonistas do conhecimento. Foi pioneiro ao criar, na Sicredi União, o comitê de sustentabilidade e o comitê mulher. Também foi pioneiro na visão de futuro quando ap osta no Comitê Jovem”. 
        Para o diretor-executivo da Sicredi União, Rogério Machado, “somos muito gratos pelo que o Wellington realiza não apenas pela nossa cooperativa, mas pelo desenvolvimento socioeconômico nas comunidades onde estamos inseridos. Ele inspira pela liderança e exemplo. Esse título coroa o esforço para transforma a Sicredi União relevante para seus associados e para a sociedade. Se hoje somos uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, isso é graças a visão de futuro dele”.
        Na opinião do presidente de Central Norte/Nordeste do sistema Sicredi, Francisco Ary Vieira Sobral, “A Sicredi União PR/SP tem um valoroso trabalho de descortinar a importância da responsabilidade social que foi adotada pelo sistema Sicredi, por meio da expertise, visão estratégica, capacidade empreendedora e determinação de Wellington”.

Primeiro emprego
        Já o vereador Alex Chaves lembrou que foi na Sicredi que teve a primeira oportunidade de trabalho, como menor aprendiz aos 14 anos. “Talvez um dos motivos de ser vereador é porque entendi o objetivo do cooperativismo de crescer juntos. Wellington é um exemplo de pessoa boa, que é referência para a nossa sociedade”. O vereador Mário Verri lembrou que o trabalho incansável do mais novo Cidadão Benemérito da cidade fez com o Sicredi se tornasse quase um sobrenome. “Todo mundo fala do Wellington, do Sicredi”.
        Presente na cerimônia, o prefeito Ulisses Maia reforçou que o título de Cidadão Benemérito é a mais “alta honraria que os poderes legislativo e executivo concedem” e destacou que é um dos associados da Sicredi. “O homenageado faz parte dessa história de transformar de maneira decisiva o segmento financeiro. Ele faz um trabalho comprometido, incansável e ético”.
        Em seu discurso, emocionado Ferreira destacou o orgulho de “trabalhar e ajudar a realizar um legado para o país que é a construção do sistema Sicredi. Termos orgulho de recebermos em Porto Alegre, onde fica o Centro Administrativo Sicredi, pessoas dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Holanda, entre outros países, para conhecer o que estamos construindo no cooperativismo”. Ele destacou também a importância de ser coerente com as ações e as falar, da simplicidade e relevância, fatores que defende à frente da Sicredi União PR/SP. 
        Ferreira é casado com Vanessa, pai de Nathan Munhoz Ferreira e Leandro Munhoz Ferreira e avô de Eduardo e Cauã. A Sicredi União encerrou 2018 com mais de R$ 3 bilhões em recursos totais, mais de R$ 2 bilhões em crédito e desenvolve 20 programas e projetos sociais que impactam mais de cem mil pessoas.