Empresária de Maringá é finalista no Prêmio Faciap Mulher Empreendedora

 A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) divulgou neste mês a lista com as 12 finalistas da primeira edição do prêmio ‘Faciap Mulher Empreendedora’. Entre as histórias inspiradoras está a da empresária Jacira Reami dos Santos, que há 15 anos iniciou as atividades da Nova Atitude Ecológica em Maringá – empresa que transforma garrafas PET em vassouras. 
        A empresária conta que tomou conhecimento do prêmio durante uma reunião da Coordenadoria das Associações Comerciais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), na qual faz parte a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). Na ocasião, ela foi incentivada a participar do prêmio. “Já tinha me inscrito no prêmio de outra instituição, mas não fui selecionada. Com o incentivo, resolvi tentar novamente e estou muito feliz de ser uma das finalistas, porque meu maior objetivo é divulgar o trabalho da empresa, que tem vié ;s socioambiental, e motivar outras mulheres a empreender”, afirma.
        A empresa foi idealizada pelo marido de Jacira, o Áureo Antônio dos Santos (in memorian), que se preocupava com o descarte das garrafas PET no meio ambiente e, por isso, buscou uma solução. Com uma máquina que transforma as garrafas em fios, teve a ideia de produzir vassouras e cordas de varal. “Eu e minha filha, Áurea Reami dos Santos, trabalhamos desde o início nesse projeto e enfrentamos vários desafios que foram muito além da gestão empresarial. Primeiro foi o falecimento do meu marido, depois tive um câncer de mama e, quando estava r ecuperada, minha mãe faleceu. Superar tudo isso exigiu grande esforço, mas conseguimos porque precisava continuar essa causa nobre, que é preservar o meio ambiente e gerar renda para famílias”, afirma.
        Com perseverança e boas parcerias, a empresa disponibiliza gratuitamente as máquinas em penitenciárias, Apaes e entidades de recuperação de dependentes químicos e de apoio ao portador de HIV. “Eu empresto o maquinário, eles transformam a garrafa PET em fio e eu compro a produção deles”, explica Jacira. Além disso, outras 80 famílias de aposentados e carentes são beneficiadas por cumprirem a etapa de contagem dos fios para montar os tufos que compõem a base das vassouras.
        Atualmente, a Nova Atitude Ecológica produz cerca de 1,5 mil vassouras por mês e recicla mais de 300 mil garrafas PET por ano. Os produtos são vendidos para prefeituras e órgãos estaduais de todo Paraná, Bahia e Mato Grosso do Sul – onde são destinados à lavoura -, além de São Paulo e Rio de Janeiro. A comercialização também é feita no varejo em diversos pontos de venda no país. 

Prêmio
        O prêmio ‘Faciap Mulher Empreendedora’ é destinado a mulheres com mais de 18 anos, que são associadas a uma entidade pertencente ao sistema da Faciap. O objetivo é fomentar o empoderamento feminino e destacar a forte representatividade de mulheres em cargos de direção. Para isso, será selecionado e premiado o melhor relato, com destaque para a trajetória e a ascensão profissional da candidata.
        Além de troféu e certificado alusivo ao título de ganhadora do prêmio, a vencedora poderá escolher uma das capacitações disponibilizadas pela Universidade Coorporativa (Unifaciap). A cerimônia de premiação está prevista para maio.