Reformulado, Recicla Comércio chega a Avenida Cerro Azul

 O projeto Recicla Comércio, que incentiva a reciclagem entre os comerciantes, chega a Avenida Cerro Azul nesta quarta-feira (dia 3) com novidades. Parceira da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e a Prefeitura de Maringá, o projeto passou por uma reformulação e agora, além da coleta seletiva, foca na educação ambiental por meio de ações digitais.
        O Recicla Comércio foi criado em outubro de 2015. De lá para cá tem incentivado a reciclagem por meio de um trabalho de conscientização. A ACIM promove a sensibilização de empresários e a coleta fica a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em dias específicos.
        Até agora eram atendidas cerca de 400 empresas localizadas nas avenidas Pedro Taques, Morangueira, Mandacaru, Tuiuti e Guaiapó. A partir de hoje, juntam-se a elas outras 108 da Avenida Cerro Azul, que foram previamente cadastradas e receberão o saco verde do projeto. O trabalho de distribuição será feito das 9h às 12h e terá como ponto de partida o prédio do Procon, na Av. Cerro Azul 228.
        “Antes os empresários receberam a visita da nossa equipe. Eles foram apresentados ao projeto e convidados a participar. Os 108 que demonstraram interesse foram cadastrados e receberam orientações sobre como fazer a separação. Hoje eles vão receber o saco verde para fazer o primeiro descarte com o saco. Depois passam a receber automaticamente um novo saco”, explica o diretor executivo do Recicla Comércio, Wagner Severiano.
Cumprida esta etapa, será feita uma nova visita para comprovar real adesão. E na segunda quinzena de abril terá início efetivamente as estratégias de marketing digital. “Vamos reforçar nosso compromisso com a questão ambiental substituindo o papel e a cartilha por meios digitais. Criamos um grupo de WhatsApp e uma lista de e-mails para lembrar os comerciantes semanalmente sobre a coleta e repassar orientações”, diz Severiano, acrescentado que a coleta será feita às segundas, quartas e sextas-feiras no trecho do teatro reviver até o final da avenida, e toda segunda da praça da catedral até o trecho do teatro Reviver.
        O diretor executivo ressalta ainda que as ações de marketing digital contemplam apenas as 108 empresas recém-cadastradas no projeto. E também serão estendidas aos comerciantes da Avenida Teixeira Mendes, a próxima a receber o Recicla Comércio. “Lá estamos em fase de cadastramento dos interessados”, diz.
        Recicla Comércio
        O Recicla Comércio foi iniciado em outubro de 2015 na avenida Morangueira e, posteriormente, expandido para as avenidas Mandacaru, Guaiapó e Tuiuti. O objetivo do projeto é contribuir com a sustentabilidade ao evitar que materiais recicláveis cheguem ao aterro sanitário, como papelão, plástico, metais e outros. Em média, são recolhidas entre 1,5 e 2 toneladas de recicláveis em cada avenida por semana.
        Além disso, desempenha um papel social ao gerar emprego e renda para trabalhadores das sete cooperativas de reciclagem de Maringá.
Uma pesquisa feita na Cerro Azul para saber se havia demanda pelo projeto na avenida mostrou que 70% dos empresários não sabiam sobre a coleta seletiva. Por isso a importância de divulgar esse serviço. A expectativa é continuar avançando para que o projeto alcance toda área comercial da cidade”, conclui.