Coronel Antonio Tadeu Rodrigues recebe comenda da ACIM na sexta-feira

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) entregará a Comenda Américo Marques Dias ao coronel Antonio Tadeu Rodrigues, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A cerimônia será realizada nesta sexta-feira (dia 26), às 20 horas, no Moinho Vermelho. O convite pode ser adquirido na secretaria da ACIM. 
Rodrigues nasceu em 18 de dezembro de 1946, em Tibagi/PR, e em 1968 se formou oficial da Polícia Militar pela Academia da PMPR. Mudou-se para Maringá em 1972, quando foi transferido para o 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM). Simultaneamente, cursou Direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde se formou em 1978.
Em 1983, Rodrigues participou da criação do primeiro Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Brasil, em Maringá. Em 1988, assumiu o comando do 1º Batalhão da PMPR em Ponta Grossa e dois anos depois, retornou para Maringá, quando assumiu o comando do 4º BPM. 
Ele foi promovido a coronel em 1993, quando assumiu a Diretoria de Apoio Logístico em Curitiba. Em 1996, esteve à frente da Penitenciária Estadual de Maringá, onde ficou até 2008. E desde 2009 é presidente do Conseg Maringá.
“Sempre me dediquei a ações de segurança, mas nunca imaginei receber essa comenda. Agradeço muito à direção da ACIM e ao presidente Michel Felippe Soares pela homenagem que, para mim, é emocionante”, diz coronel Rodrigues. 
A cerimônia de entrega da Comenda terá patrocínio de Maringá Park Shopping, Unimed Maringá, CooperCard, Sicoob, Sancor Seguros, Cocamar, Crivialli, Supermercados Cidade Canção, Arilu, Certezza Consultoria Empresarial, Fomento Paraná, Unicesumar, Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV) e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (Sinepe/NOPR).

Comenda Américo Marques Dias
A Comenda Américo Marques Dias, que leva o nome do primeiro presidente da ACIM, é a mais alta honraria concedida pela entidade. Criada em 2003, até agora a comenda já foi entregue a seis pessoas.
Os homenageados foram Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro arcebispo de Maringá (em 2003); Adriano José Valente, advogado e ex-prefeito da cidade (em 2007); Joaquim Romero Fontes, agropecuarista e um dos fundadores da Sociedade Rural de Maringá (em 2008); Manoel Mário de Araújo Pismel, pioneiro e ex-presidente da ACIM (em 2013); empresário Jefferson Nogaroli, que presidiu a ACIM, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e o Sebrae/PR (em 2015); e Wilson de Matos Silva, reitor da Unicesumar (em 2017).