Construção civil retoma atividades com medidas de segurança reforçadas

Construção civil retoma atividades com medidas de segurança reforçadas
Construção civil retoma atividades com medidas de segurança reforçadas

O dia foi de trabalho intenso para as construtoras de Maringá. Com o último decreto publicado pela prefeitura, indústrias, construção civil e lotéricas foram autorizadas a retomar as atividades nesta segunda-feira (dia 13), mas para isso precisaram se adequar a uma série de normas de prevenção contra o novo coronavírus.
Apesar do trabalho estar liberado a partir de hoje, a Construtora Plaenge passou o dia fazendo os ajustes antes de receber de volta os trabalhadores. De acordo com o gerente regional, Leonardo Ramos Fabian, o trabalho só voltará efetivamente na quarta-feira. “Hoje e amanhã estamos empenhados em deixar tudo preparado dentro das normas recomendadas pelos órgãos de saúde e pelo decreto da prefeitura”, diz.
A Plaenge está com cinco obras em andamento e em cada uma está disponibilizando cerca de 30 dispensers de álcool gel para os trabalhadores. Além disso, a construtora adquiriu máscaras de tecido para cada trabalhador e instalou sete pias para lavar as mãos. Se antes haviam oito, agora são 15.
Na MRV, o trabalho foi retomado hoje e, agora, além de outras medidas, os trabalhadores estão divididos em três horários de entrada e três horários de almoço. O objetivo é evitar aglomerações. “Durante o expediente a orientação é manter uma distância segura de pelo menos dois metros”, explica o gestor de obras do Norte do Paraná, Leandro Cunha. A construtora também entregou a cada trabalhador um kit com álcool gel, máscara de tecido e cartilha de orientações e fez palestra sobre condutas de prevenção.
Para auxiliar as cerca de 80 construtoras em atividade em Maringá, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR Noroeste), por meio de seu braço social, o Seconci, começou a visitar os canteiros de obras para auxiliar os gestores nas adaptações. O trabalho vai continuar nos próximos dias. “Nossa equipe de segurança do trabalho está dividida em três duplas para orientar as construtoras e os trabalhadores”, afirma o engenheiro de segurança do Seconci, Diogo Neri. Uma das ações da entidade é distribuir cartazes informativos em locais estratégicos dos canteiros, para que todos tenham informações adequadas para se prevenir e trabalhar com segurança.