Com programa ‘Trator Solidário’, Sicredi União facilita trabalho no campo

Com programa ‘Trator Solidário’, Sicredi União facilita trabalho no campo

Para aumentar a produtividade da lavoura, Júnior César Zamboti Barrinha e seu pai, Waldemar Navarro Barrinha, produtores de milho, investiram em um novo maquinário. Trata-se de um trator New Holland TL 5.80, que deve ser entregue nas próximas semanas. A compra foi feita com a ajuda da Sicredi União PR/SP, por meio do programa Trator Solidário.

“Tinha pensado em comprar um trator usado, mas o pessoal da Sicredi deu a ideia de comprar um maquinário novo por meio do programa. Achei atrativo, pagamos apenas uma vez por ano, além de ganhar um bom desconto no valor do trator. Acabou saindo mais barato do que alguns tratores usados que vimos. O novo vem equipado, e como a nossa propriedade é pequena, acredito que levará anos para me preocupar com a manutenção. Além disso, o processo de compra foi simples”, afirma Júnior.

O programa Trator Solidário, do governo do Paraná, é voltado para pequenos produtores com propriedade de até quatro módulos fiscais e renda bruta anual de até R$ 415 mil, o que representa de 40 a 45% da produção paranaense. Com preços acessíveis e taxa de juros barata, o programa dá a oportunidade de comprar tratores de 55 a 75 CV de potência e pulverizadores de até 900 litros. O governo do Paraná ainda isenta o Imposto sobre os Produtos Industrializados (IPI), o que na prática resulta em um desconto médio de 17% no equipamento.

A Sicredi União PR/SP é uma das parceiras do programa, que também conta com a adesão de fabricantes de implementos e máquinas agrícolas. A taxa de juros é bastante atrativa, de 4% ao ano, e o produtor ainda tem a opção de pagar o investimento em milho, transformando o valor financiado mais os juros em sacas, conforme cotação do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

Para ter acesso ao programa, o produtor deve procurar o escritório da Emater em sua cidade, preencher a pré-proposta, que será enviada para uma agência da Sicredi União. Depois a cooperativa tem cinco dias úteis para analisar a proposta e conceder ou não o crédito. Nesta safra, 17 famílias associadas à Sicredi União foram beneficiadas pelo programa, facilitando a vida no campo.

“A Sicredi União sempre esteve ao lado do produtor rural e, por isso, é parceira desse programa tão importante para a agricultura familiar”, afirma o gerente de desenvolvimento agro da Sicredi União PR/SP, Vitor Pasquini. Ele ressalta que a cooperativa disponibiliza outras linhas de crédito para produtores de todos os tamanhos e que conta com especialistas em agronegócio em todas as agências.